
Tendências do Digital Commerce
Cada vez mais o poder está na mão do consumidor. Antigamente, éramos reféns dos varejistas: se você queria informações sobre determinado produto era preciso ir pessoalmente até a loja mais próxima. Era, na verdade, uma grande pegadinha para que a pessoa fosse até o estabelecimento e acabasse comprando mais produtos.
De 15 anos pra cá, no entanto, a internet e o digital commerce quebraram um pouco esse paradigma. Qualquer informação está a um clique de distância. Analisando algumas tendências do varejo eletrônico, é possível perceber diversas mudanças no comportamento do consumidor. O que antes era pautado pela oferta de preços um vasto catálogo de produtos, hoje tem outro nome: conveniência. O consumidor busca praticidade, rapidez e facilidade ao efetuar uma compra.
O digital commerce está cada vez mais incorporado no dia a dia do brasileiro, novas demandas vão surgindo e o comércio eletrônico precisa se adaptar às mudanças do consumidor e do mercado. E o que vem por aí em 2013?
Com um consumidor cada vez mais antenado, sai na frente quem tiver o site mais completo. É preciso investir em recursos que deem poder de escolha ao consumidor: descrição de produtos, reviews, ferramentas de pesquisa de preço, além de recursos de visualização como fotos e vídeos dos produtos.
Outra forte tendência do digital commerce é a personalização. Mostrar ao cliente que ele não é apenas mais um número é uma grande vantagem competitiva nos dias de hoje. Por isso, utilize seu CRM, analise o comportamento de compra do seu cliente e ofereça o produto certo para ele. Além disso, é essencial investir em ações de marketing, redes sociais e e-mail marketing, sempre pensando na customização.
Na minha opinião, o diferencial de uma loja está nos serviços prestados. Não adianta ter ótimos produtos e péssimo atendimento. Pensando nisso, lembre-se sempre de disponibilizar diferentes canais para que seu consumidor possa se comunicar e obter informações de forma rápida e fácil.
A expansão do digital commerce no Brasil é nítida. O mais bacana da internet é que não existem limites para inovar. Vejo diversos segmentos, como vestuário, alimentos, bebidas, serviços financeiros, entre outros, despontando no mundo do comércio eletrônico. E isso é só o começo. A tendência é ficar cada vez mais fácil e rápido comprar pela internet.
E você? Qual acha que será a aposta do digital commerce para 2013?