
Escrevendo um Business Plan
Muita gente tem me pedido dicas de como montar um bom plano de negócios – o famoso business plan. Para ajudar esse pessoal, trouxe para meu blog um compilado de vários textos encontrados na Internet:
Nós, investidores, gostamos de business plans que mostrem o máximo de informações com a menor quantidade de palavras possível.
O formato de business plan abaixo, que sugere o uso de 15 a 20 slides, apresenta de forma direta os requisitos essenciais para uma apresentação ideal:
Propósito da empresa – Defina sua empresa/negócio em uma única frase declarativa.
Problema – descreva a “dor” do cliente (ou do cliente do cliente). Descreva também como o cliente resolve esse problema hoje.
Solução – Demonstre a proposta de valor da sua empresa para tornar a vida do cliente melhor. Mostre onde seu produto se aplica.
Por que agora? Configure a evolução histórica da sua categoria. Defina as recentes tendências que tornam a sua solução possível.
Tamanho do mercado – Identifique o perfil do cliente que você pretende atender. Calcule o TAM (Total Addressable Market), SAM (Serviceable Addressable Market), e SOM (Serviceable Obtainable Market).
Sobre TAM, SAM e SOM: http://bit.ly/1T3uA5s
Concorrência – Liste concorrentes. Liste suas vantagens competitivas para cada um deles.
Produto – Defina as características do produto (funcionalidade, características, arquitetura, propriedade intelectual). – e o roteiro de desenvolvimento.
Modelo de negócio – Modelo de receita – Preços – Average account size e / ou Lifetime Value – Modelo de Vendas e distribuição – Lista de clientes.
Equipe – Fundadores e gestores – Conselho de Administração/Conselho Consultivo.
Financeiro– P&L (demonstrativo de lucros e perdas) – Balanço – Fluxo de caixa – Cap Table.
Fontes: