
10 dicas para você conseguir um bom investidor-anjo
O que bons investidores-anjo procuram? A resposta a essa pergunta não passa por fórmulas rocambolescas ou regras de pronta-entrega. Acima de tudo, o que eles procuram são projetos atraentes, com fundadores que queiram e possam mudar o mundo. Tendo isso em mente, confira algumas dicas muito úteis para convencer um bom investidor-anjo a investir na sua ideia.
1. Insista: Para conseguir um bom investidor-anjo é necessário ser insistente. Chego a recebo 50 projetos por semana. Com meu dia a dia atribulado, é impossível olhar todos. Quase todos as propostas nas quais investi vieram de empreendedores insistentes, “pele grossa”, que não desistem no primeiro não. Apos três ou quatro tentativas, o investidor percebe que, ao apostar nesse cara, terá pela frente um empreendedor que não desiste fácil das coisas. E, acredite, tudo vai parecer conspirar para que você desista.
2. Envolvimento – Anjo não é “paitrocinio” (FFF) nem fundo de risco (VC). Ele quer participar do projeto, se envolver. No final do dia, não é apenas um investimento financeiro. O bom investidor-anjo espera que o empreendedor perceba o valor agregado além de qualquer dinheiro. Ele quer contribuir e sabe que isso tem valor. De fato, quanto menor a empresa, maior o valor não financeiro do anjo.
3. Não complique – Muito empreendedor pega fórmulas prontas que existem, por exemplo, no Vale do Silício. Em geral, isso só provoca ruídos. Coisas como empréstimos conversíveis com base em valuation futuros, entre outras, funcionam bem num mercado com muita liquidez, como o americano, e para investidores que não vão necessariamente agregar nada além do dinheiro. Se você quiser alguém que divida a paixão pelo projeto, simplifique.
4. Anjo bom atrai anjo bom – Ao trazer um bom investidor-anjo, suas chances de atrair outros aumenta. Primeiro porque o mercado é pequeno. Poucas pessoas passaram todos os ciclos, desde a fundação da start-up até uma saída estratégica. Depois, porque os investidores-anjo, que muitas vezes foram empreendedores, gostam de participar de projetos com gente talentosa. Talento atrai talento. Anjo bom traz anjo bom.
5. Seja seletivo e inteligente – O investidor-anjo bom não é o que aceita o maior valuation, é o que agrega maior valor ao projeto. Se seu projeto estiver com grande demanda, ótimo! Antes de pensar em aumentar o valor da empresa, busque atrair investidores melhores.
6. O produto à venda é você, não sua empresa – O projeto pode não estar perfeito, mas lembre-se: é você que está sendo testado. Todo anjo que já foi empreendedor já apresentou algo que não estava 100%. A gente sabe que o projeto ainda vai mudar muito, que você (ou nós) vamos apanhar demais. O projeto muda. A resiliência e a consistência do empreendedor não podem mudar.
7. Seja humilde – Apesar do ponto acima, ninguém quer trabalhar com um babaca. Mostre o quão preparado você é para fazer com que seu projeto mude o mundo, mas seja humano. Fale sobre seus fracassos.
8. Não seja prolixo: Se sua ideia for boa, 10 minutos bastam. Apresentações longas só causam dispersão e sono. Seja objetivo: que problema no mundo você vai resolver?
9. Você não faz nada sozinho – Tranquilo, a gente também não fez. Seu time é seu maior ativo. E sua capacidade de recrutar e motivar são suas maiores qualidades.
10. Tenha um proposito de verdade. Ah, a propósito: ficar rico não vale como propósito 😉
2 Comentários
Paulo Brito
16 de July de 2016 as 2:33 amAchei esse artigo pelo Google e achei muito útil. Tenho uma startup de crowdfunding voltada exclusivamente para jogos e estamos buscando um investidor anjo para o projeto.
O mais difícil é saber onde encontrá-los.
Esse artigo nos ajudou muito. Obrigado!
Guilherme Ramos
27 de December de 2016 as 6:48 pmMuito bom, grato.